Noites de insomnia, offerecidas a quem não póde dormir. Nº5

Published: 1874
Language: Portugues
Wordcount: 19,596 / 69 pg
LoC Category: PQ
Downloads: 665
Added to site: 2008.10.29
mnybks.net#: 22480
Advertisement

Summario: Petronilla, Gamarra, Zamperini--Entrada para os salões--Os salões, introducção, pelo exc.mo snr. visconde de Ouguella--Ecce iterum «Silva» Chrispinus--Santos-Silva--Doudo Illustre--A catastrophe--Renan--Correcções--Mau exemplo de poetas casados--A casa de Bragança «ab ovo»--Um inquisidor portuguez e o principe de Gales--Trilogia da «Actualidade»

Show Excerpt

portancia. 3.º ponto da minha divergencia, quando em 1866 eu copiava o que o doutor escrevia em 1871: Elle pôz redundou-lhe, e eu resultou-lhe. Do feitio que elle escreveu a idéa fica mais aceada. Na nova edição do Judeu hei de apanhar-lhe o redundou-lhe que é bom.

No entanto, posto que eu plagiasse este erudito, não sei por que artes lhe armei a sancadilha de chamar Antonio Rodrigues ao actor hespanhol que nunca foi Rodrigues; mas sim Ruiz. Faz-se mister sestro de muito mentir para enganar um homem, de quem se copía o engano cinco annos depois! Parece enguiço! O cavalheiro de Oliveira escreveu Ruiz. Cuidei que era abreviatura de Rodrigues, e lá vai a peta de recochête lograr o doutor que m'a encampou cinco annos antes, a mim, seu copista! Quem me desenganou foi o poeta jocoso Thomaz Pinto Brandão; e contarei ao leitor como e quando, se é

Cover image for

Download


show mobile phone QR code

Donate a small amount via Paypal below or read about some other ways that you can support ManyBooks.