As Farpas (Junho 1883)

Published: 1883
Language: Portugues
Wordcount: 16,838 / 63 pg
LoC Category: PQ
Downloads: 2,290
Added to site: 2004.07.04
mnybks.net#: 8692
Origin: gutenberg.org
Genres: Non-fiction, Essays
Buy new from: Amazon or Barnes & Noble
Find it used: eBay or AbeBooks
Get as AudioBook: Audible or AudioBooks.com

Summario: Rasão d'esta carta--Projecto de partida de sua alteza--Pessoas que o acompanham e pessoas que deveriam acompanhal-o. Eloquente e notavel parallelo--As instituições nacionaes e As Farpas--A educação do príncipe. Como elles a fizeram. Como nós a aconselhamos--A instrucção de sua alteza. Os seus estudos. Os seus livros. Os seus mestres. As suas convivencias. O seu theor de vida--Intervenção de sua magestade a rainha na direcção intellectual de seu augusto filho--O príncipe, o homem, o cidadão, o alferes, o marinheiro, o conselheiro d'estado--A viagem--Crise pedagogica--A renovação mental de sua alteza--De como o príncipe deveria proceder n'este momento supremo para dar o que deve ao throno, á familia, á sociedade e á natureza--Sua alteza porém fará o que for servido.

Show Excerpt

cute; um homem, deixamos ao seu juizo emancipado o decidir quem tinha razão: se os aulicos conselheiros da guarda-roupa de vossa alteza, se nós, seus criticos.

Mais tarde quando vossa alteza penetrou nos dominios da instrucção secundaria, e que de Coimbra foi chamado por cartas regias o mestre de hebraico Joaquim Alves Sousa para o fim de vir ler a vossa alteza Logica e Rhetorica, As Farpas apoderaram-se solicitas e velozes d'esse sapiente caturra, e provaram por meio de argumentos irrespondiveis que era abusar da submissão de um jovem principe, innocente e ingenuo, o pôr defronte d'elle, sob o pretexto de o instruir, esse agoirento mocho, pilhado na lobrega escuridão da metaphysica universitaria, e posto na Ajuda, com a borla doutoral a um lado e o comedouro do rapé ao outro, a explicar as regras do enthimema, do epicherema e do sorites, e bem assim o emprego da synedoche, da antonomasia e da catachrese.

Apesar de todas as nossas o

Cover image for

Download


show mobile phone QR code

Donate a small amount via Paypal below or read about some other ways that you can support ManyBooks.