Amor de Perdição

Amor de Perdição
Memorias d'uma familia

By

4.3333333333333
(3 Reviews)
Amor de Perdição by Camilo Castelo Branco

Published:

1862

Pages:

181

Downloads:

6,194

Share This

Amor de Perdição
Memorias d'uma familia

By

4.3333333333333
(3 Reviews)

Book Excerpt

ura e o genio de seu bisavô Paulo Botelho Correia, o mais valente fidalgo que déra Traz-os-Montes.

Manoel, cada vez mais aterrado das arremettidas de Simão, sáe de Coimbra antes de ferias, e vai a Vizeu queixar-se, e pedir que lhe dê seu pae outro destino. D. Rita quer que seu filho seja cadete de cavallaria. De Vizeu parte para Bragança Manoel Botelho, e justifica-se nobre dos quatro costados para ser cadete.

No entanto Simão recolhe a Vizeu com os seus exames feitos e approvados. O pae maravilha-se do talento do filho, e desculpa-o da extravagancia por amor do talento. Pede-lhe explicações do seu mau viver com Manoel, e elle responde que seu irmão o quer forçar a viver monasticamente.

Os quinze annos de Simão tem apparencias de vinte. É forte de compleição; bello homem com as feições de sua mãe, e a corpolencia d'ella; mas de todo avêsso em genio. Na plebe de Vizeu é que elle escolhe amigos e companheiros. Se D. Rita lhe censura a indigna eleição que faz, Simão zomba das genealogias, e mórmente do

Readers reviews

5
4
3
2
1
4.3
Average from 3 Reviews
4.3333333333333
Write Review
Um dos melhores livros portugueses que já li, uma perola do romantismo, infelizmente já não é leccionado no secundário o que significa que vai cair um pouco no esquecimento pela juventude dos dias de hoje... (Não é que eles leiam os livros mas pelo menos ficam a conhecer os titulos lol)
Dele, dizia o Eça que até o nome escrevia mal, porque o escrevia com "i", eh eh eh. Quanto ao livro proprimanete dito, além da visão histórica que transmite das guerras liberais de XIX, é uma obra prima do romantismo português. Infelizmente muito mal apresentado e ensinado em Portugal.