A Relíquia

A Relíquia

By

4.5
(2 Reviews)
A Relíquia by Eça de Queirós

Downloads:

2,776

Share This

A Relíquia

By

4.5
(2 Reviews)

Book Excerpt

m banco, ao fundo d'uma sala humida, onde havia bagagens e grandes balanças de ferro. Um sino lento tocava á missa; diante da porta passou uma companhia de soldados, com as armas sob as capas d'oleado. Um homem carregou os nossos bahús, entrámos n'uma sege, eu adormeci sobre o hombro do snr. Mathias. Quando elle me poz no chão, estavamos n'um pateo triste, lageado de pedrinha miuda, com assentos pintados de preto: e na escada uma moça gorda cochichava com um homem d'opa escarlate, que trazia ao collo o mealheiro das Almas.

Era a Vicencia, a criada da tia Patrocinio. O snr. Mathias subiu os degraus conversando com ella, e levando-me ternamente pela mão. N'uma sala forrada de papel escuro, encontrámos uma senhora muito alta, muito secca, vestida de preto, com um grilhão d'ouro no peito; um lenço rôxo, amarrado no queixo, cahia-lhe n'um bioco lugubre sobre a testa; e no fundo d'essa sombra negrejavam dois oculos defumados. Por traz d'ella, na parede, uma imagem de Nossa Senhora das Dôres olhava para mim, com

Readers reviews

5
4
3
2
1
4.5
Average from 2 Reviews
4.5
Write Review
eu estou a fazer um trabalho de história e geografia de Portugal e decidi fazer sobre eça de queirós, porque pelo que tenho ouvido falar, é um escritor magnífico. Este é um dos livros de que falei.
Eça a brigar forte e feio com a Igreja. Desde a água do rio Jordão, até ao "meu valente portuguesinho" tudo ele ajudou para desmontar o que considerava ser a religião: só mentiras e invenções com toques de prestidigitação servida por gente pouco recomendável.

À parte os exageros, note-se que esta obra não foi completamente revista pelo autor para publicação, não deixa de ser uma obra fundamental do autor.